quinta-feira, 25 de agosto de 2011

A serpente original


Conhecido como Diabo. Esta palavra vem do grego Diabolos e quer dizer "Acusador ,difamador, Enganador " .Em e Hebraico e Latim seu nome é Satan , e quer dizer "adversario ,inimigo ."
Foi Deus quem o criou (Cl 1:16) .Porém , o senhor não o criou mal ,tal e qual ele é .No princíncipio ,o inimigo era um Belíssimo e  perfeito querubim, criado por Deus com a finalidade de proteger. O texto sagrado Diz :" Estivestes no Éden ,jardim de Deus .Toda pedra preciosa era tua cobertura : a sardônia ,o topázio, o diamante , a turquesa , a ônix , a jaspe , a safira ,o carbúnculo, a esmeralda  e o ouro. Em ti se faziam os teus tambores e os pífaros; no dia  em que foste criado ,foram preparados .Tu eras querubim ungido para proteger e te estabeleci . No monte santo de Deus estavas , no meio das pedras afogueadas andavas .Perfeito eras nos  teus caminhos , desde o dia em que foste criado até que se achou  iniquidade em ti . Pela abundância do teu comércio o teu coração se encheu de violência , e pecaste " (EZ 28:17)
Por esse texto vemos o magnífico esplendor do querubim na antiguidade e  também concluímos que os instrumentos de louvor foram reparados no mesmo dia em que ele foi criado .No princípio ,o formoso querubim desfrutava de honra, riqueza, poder, posição mas foram justamente estas coisas que corromperan seu coração e prejudicaram o seu entendimento e resplendor. O texto diz: "Elevou - se o teu coração por causa da tua formosura , corrompeste  a tua sabedoria por causa do teu resplendor " (Ez 28:17 )
O querubim ficou obsecado pelo poder .Ele dizia consigo mesmo : " Eu subirei ao céu ;acima das estrelas de Deus exaltarei meu trono .E no monte  da Congregação me assentarei , nas extremidades do norte . E subirei acima das alturas das nuvens e serei semelhante ao Altíssimo" (Is 14:13-14).
Estar acima das "estrelas"  é uma linguagem figurada que se refere aos outros Anjos (Jó 38:7 ; Is 14:12; Ap 1:20). E o querubim , ainda , tornou- se ególatra . Repare : "Eu subirei ...Eu exaltarei o meu trono...Eu me assentarei...Eu serei ...".
Deus já tinha estabelecido um trono para o formoso querubim ,mas ele , ambicioso ,queria colocar o seu trono no monte de Deus e ser "Semelhante ao altíssimo".Mas no monte santo só havia um lugar para um trono . Para assentar-se ali , somente se Deus fosse destronado. Por isso , para atingir o seu objetivo ,o queribim passou a aliciar os outros anjos , dizendo que não concordava mais com muitas coisas que Deus havia estabelecido .Habilidoso , convenceu-os de que o governo de Deus era injusto e autoritário. Foi assim que o querubim maligno tornou-se o "Diabo", o acusador , pois difamou  e acusou injustamente o próprio Deus.
A liberdade com que o querubim rebelde transitou nas varias regiões celestiais , falando mal do Criador ás outras castas de anjos , arcanjos, querubins, serafins,tronos,dominações e potestades e principados, comprova o caráter generoso de Deus que, Oniciente ,viu a maldade brotando no seu interior e permitiu que ele agisse livremente , expondo suas novas idéias .Fosse Deus um ditador ,não teria consentido que o querubim  rebelde circulasse com tal liberdade. Com sua pregação , o "querubim protetor" conseguiu enganar e corromper a terça parte dos anjos do Céu (Ap 8:12;12:4)
A pretenção do formoso querubim chocou-se diretamente contra os Princípios da Unidade e da obediência à autoridade ,vigentes no reino de Deus . Por isso ,acabou por haver guerra no céu. Foi uma batalha tão devastadora que, até a ciência pode contemplar ,esterilizou todos os sistemas e planetas do universo. Deus se  defendeu do ataque do querubim rebelde e dos anjos que o acompanharam , preparando o abismo para recebê-los,conforme está escrito :" Pelo que te lancei , profanado ,fora do monte de Deus , e o querubim da guarda te expulsou do meio das pedras afogueadas" (Ez 28:16); " O Sheol desdeo profundo se turbou por ti , para sair ao teu encontro na tua vinda...Está derrubada até o Sheol a tua pompa , com o som dos teus alaúdes ;os bichinhos debaixo de ti se estenderam e os bichos te cobrem.Como caíste do Céu , ó estrela da manhã ,filha da alva ! Como foste lançado por terra tu que prostravas as nações !E tu dizias no teu coração :Eu subirei... Contudo levado serás ao Sheol, ao mais profundo abismo"(Is 14:9,11-15)
Os anjos ,arcanjos ,querubins, serafins (...)que foram enganados e o seguiram perderam a Glória e a Luz de Deus e se transformaram em várias castas de demônios (Mt 17:21). Foram também lançados no abismo , que é região que separa o Sheol (Hades em grego) do Paraíso (Lc16:26). É um lugar terrível (Lc8:31) ,árido e sem repouso (Mt 12:43).
Desde que a "estrela da manhã"-Lúcifer em latim, "o portador da luz" -ali foi lançado , o abismo se tornou o lugar de morada dos anjos caídos.Com o tempo , os demônios aprenderam a sair dali (Mt12:44). Satanás se tornou também "adversário " do ser Humano , criatura de menor poder , porém criado a imagem e semelhança do Criador. E  desde que o homem Jesus nasceu, santanás tentou destruí-lo porque imaginou que Deus por o ter criado a imagem e semelhança do homem Jesus seria muito mais fraco  . Este "querubim"-anjo da primeira hierarquia - foi o autor do pecado e rebelou-se contra o padrão santo e perfeito de Deus. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário