terça-feira, 16 de agosto de 2011

tribo de levi




A Tribo de Levi (hebreu: לֵוִי "devoto, unido"), é uma das Tribos de Israel que, segundo a Bíblia, foi fundada por Levi, filho de Jacó e de Léia.
A tribo de Levi assume grande importância na história de Israel desde seu princípio. Em Êxodo, os personagens de Moisés e Arão são membros desta tribo, e lideram todo o povo de Israel mantido em regime de servidão no Egito, rumo à terra de Canaã. Moisés se tornou líder espiritual e legislador de toda a nação durante sua peregrinação no deserto, e teria recebido de Deus as tábuas com os Dez Mandamentos, além de instruções acerca das leis e das normas de conduta que norteariam a nação israelita pelos séculos seguintes.
Moisés também nomeou seu irmão Arão como sumo-sacerdote, e designou seus descendentes, e apenas seus descendentes, como aqueles que teriam a permissão de realizar sacrifícios e adentrar o tabernáculo, e entrar em presença à Arca da Aliança. Suas funções sacerdotais eram intransferíveis, e, segundo consta, outros que tentaram exercer as funções dos levitas foram punidos por Deus.
Quando da conquista de Canaã, a tribo de Levi foi a única a não receber parte da terra, um território específico e delimitado. Ao contrário, os levitas receberam cidades isoladas, situadas nas regiões de todas as outras tribos.
Levi teve 3 filhos (I Crônicas 6:1) nos quais cada um deu origem a um povo que desempenhavam  diferentes  papéis  no tabernáculo:
-O nome do primeiro filho é Gerson que deu origem aos Geronitas que tinham a função de desmontar os objetos do tabernáculo. Eles removiam as cortinas e cobertas que cobriam o santo lugar, juntamente com todas as peças da cerca de linho, Isto era feito sob a supervisão do filho de Arão, Itamar.
Os gersonitas tinham um líder nomeado Eliasafe (Num. 3:24). Eles contaram 7,500 homens, com 2,630 qualificados para serviço ativo (3:22; 4:40). Eles acampavam no lado ocidental do Tabernáculo (3:23).O seu ofício era carregar as partes de baixo e montar as cortinas, a tenda , as cobertas e o suporte para a porta do Tabernáculo, os suportes do átrio e a entrada do átrio, as suas cordas e instrumentos de serviço (3:25-26; 4:22-28).
-O nome do segundo filho é Coate que deu origem aos Coatitas que tinham a função de levar a mobília do tabernáculo. Quando o acampamento era levantado, Arão e seus filhos tinham a tarefa de desmontar e embalar os objetos sagrados. Só os  Coatitas  era permitido tocar estes objetos, ou até mesmo vê-los ,pois quem toca-se ou até mesmo observa-se os objetos sagrados que não fosse Coatita morreria na hora.
O líder dos coatitas era Elisafã (Num. 3:30). Eles numeraram 8.600 homens (3:28), com 2.750 qualificados para serviço ativo (4:36). Eles acampavam ao lado sul do tabernáculo (3:29).O seu ofício era carregar as Arca, a mesa do pão da Preposição, o castiçal, os altares de holocausto e de incenso, as vasilhas sagradas usadas no serviço, e o véu (3:31; 4:4-15).
-O nome do terceiro filho é Merári que deu origem aos Meraritas que tinham a função de desmontavar as armações do tabernáculo - as suas tábuas e barras. Então eles removiam todos os postes, as estacas, e as cordas que apoiavam a cerca de linho ao redor do átrio exterior.
Zuriel era o líder (Num. 3:35). Eles eram em 6,200 homens, com 3,200 qualificados para o serviço ativo (3:34; 4:44). Eles acamparam no lado norte do tabernáculo (3:35). O seu dever era carregar as armações, varas , pilares, e as bases do Tabernáculo; também os pilares do átrio, as suas bases, estacas , cordas , e ferramentas que pertencem a eles (3:36-37; 4:29-32). Devido à natureza pesada dos materiais eles tinham que carregar, foram concedidos quatro carros e oito bois a eles; e na marcha, eles e os gersonitas seguiam imediatamente depois do estandarte de Judá , e antes do de Rúben , pois eles deveriam montar o Tabernáculo antes da chegada dos Coatitas (7:8).

Nenhum comentário:

Postar um comentário