sexta-feira, 5 de agosto de 2011

As sete palavras de Jesus na cruz



Após Jesus Ser acusado pela mutidão que outrora o seguia, ser humilhado e desfigurado todo o seu semblante pelas muitas pancadas levados dos soldados romanos Jesus fala 7 palavras  :

1ª Palavra: "Pai, perdoai-os porque eles não sabem o que fazem." (Lucas, 23:34). Esta primeira frase foi dita em forma de prece para que Deus perdoasse a ignorância daqueles que o crucificavam: os soldados romanos e a multidão que o acusava.
Nessa primeira frase se sobresai a misericórdia, a característica mais comum do Deus Emanuel ,pois Jesus mesmo estando cruscificado , sentindo dores forticimas , ainda clama ao Deus soberado para que tivesse msericordia de todo o Povo.
A palavra hebraica  misericórdia traduzido Hesed que significa: 
- Ato gratuito e espontâneo de bondade e amor .

2ª Palavra : "Em verdade eu te digo que hoje estarás comigo no Paraíso." (Lucas 23:43). No momento em que Jesus é crucificado, dois ladrões também o são, e suas cruzes se erguem ladeando a de Jesus. O ladrão à sua direita reconhece sua inocência, e pede que seja lembrado quando Jesus entrar em seu Reino, e Jesus lhe responde daquela forma.
Nessa segunda frase se sobresai a Graça, a segunda característica mais comum do Deus Emanuel,pois Jesus da ao ladrão que se arependeu aquilo que ele não merecia , A SALVAÇÃO.
Graça, no hebraico, é “chen”. Significa curvar-se, abaixar-se, com a conotação de favor imerecido ou a condescendência de um ser superior por alguém inferior em valor e posição.

3ª Palavra: "Mulher, eis aí teu filho; olha aí a tua mãe." (João 19:26-27). Jesus, do alto da cruz, contempla os poucos amigos que o seguiram até o Calvário, e com aquelas palavras confia seu discípulo (cujo nome não é citado, mas crê-se que seja João) aos cuidados de sua mãe Maria, e ela a ele.

4ª Palavra:  "Eli, Eli, lama sabachthani? (Deus, meu Deus, por que me abandonaste?)" (Mateus 27:46 e Marcos 15:34).
Esta frase é uma que se destaca no conjunto, por ter sido a única registrada tanto por Marcos como por Mateus, e por ter sido transmitida a nós em uma outra linguagem, o aramaico. Expressa o sentimento de total abandono experimentado por Jesus em seu sacrifício e a necessidade de enfrentar a agonia sem qualquer valimento, nem mesmo o divino, a fim de cumprir seu desígnio e realizar sua obra de salvação.

5ª Palavra : "Tenho sede". (João 19:28) Aqui fica patente a natureza humana de Jesus, não era uma reclamacão ou um pedido mas uma afirmação clara de que Ele era de carne osso, tinha fome sede como todos os humanos. E é por isso que Ele se compadece nós, pois Ele conhece todas as nossas dores (Hebreus 4:15 e 15).

6 ª Palavra:  "Está consumado" (João 19:30) Jesus declara que tudo o que devia ser feito foi cumprido, e é interpretada como um sinal de que a obra de salvação se tornará eficaz por intermédio de seu sacrifício em prol de todos os homens.
7ª Palavra :  "Pai, em tuas mãos entrego meu espírito". (Lucas 23 46)
  Terminada sua agonia, Jesus se abandona aos cuidados de seu Pai e, assim fazendo, expira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário