terça-feira, 19 de julho de 2011

Lugar de Delícias

Jardim do Édem

Aorigem do termo "Éden" em hebraico parece derivar da palavra acade edinu, que deriva do sumério E.DIN. Em todas estas línguas a palavra significa planície ou estepe. A Septuaginta traduz do hebraico (gan) “jardim” para palavra grego (pa·rá·dei·sos) paraíso.

No Livro de Génesis, no Jardim do Éden, Jardim das Delícias ou Paraíso Terrestre , Deus fez toda a espécie de árvores agradáveis à vista e de saborosos frutos para comer. Nele também colocou, ao centro, a Árvore da Vida e a Árvore da Ciência do Bem e do Mal. Um rio nascia no Éden e ia regar o jardim, dividindo-se a seguir em quatro braços. Segundo a descrição bíblica, O nome do primeiro é Pison, rio que rodeia toda a região de Havilá, onde se encontra ouro puro, bdélio e Ónix ou pedra Sardônica. O nome do segundo rio é Ghion, o qual rodeia toda a terra de Cuche. O nome do terceiro é o Tigre, e corre ao oriente da Assíria. O quarto rio é o Eufrates.

Significado
A árvore da vida em grego, xulon zoes, denota “uma árvore que dá a vida”, isto é, a vida eterna (João 20:31). Essa árvore simboliza a vida eterna que Deus tem colocado à disposição da humanidade. Vemos esta árvore no início da Bíblia e no final ,pois ela simboliza Jesus,que precisa  estar no centro da nossa vida para que possamos alcançar um lugar paradísiaco que esta preparado para os que foram fieis na terra. 


A árvore da ciência do bem e do mal , ficava no centro do Jardim ,era proibido comer  seu fruto porque nada acrescentaria de bom ao Ser Humano .Comer daquela árvore  não traria ao ser humano uma nova revelção do Bem (porque o "bem" o homem já conhecia na sua mais elevada e profunda acepção,vivendo ali e desfrutando da mais perfeita comunhão com Deus .),comer daquela árvore só poderia acrescentar o conhecimento do "mal".O conhecimento do mal não estava  no fruto mas no transgredir a Ordem de Deus .

Um rio nascia no Éden e ia regar o jardim, dividindo-se em quatro braços, no qual o primeiro
é Pison (que significa "mudança na boca"), rio que rodeia toda a região de Havilá (que significa "tagarelar"). Assim  devem ser  os cristãos , no momento que decidem seguir Jesus, devem mudar as suas boca, para que dela não venhão sair expressões tortuosas , pois as palavras dos sabios edificam mais as dos tolos destroem.
O nome do segundo rio é Ghion ( que significa "coragem"), o qual rodeia toda a terra de Cuche (que significa "humilhação"). Assim deve ser os cristãos, devem ter coragem para prosseguimos na terra da humilhação , pois ele nos temos um Deus que abate o soberbo e exalta os Humildade  (Mt 23:12)
O nome do terceiro é  Tigre (que simboliza  aniquilador de inimigos) , e avança para o oriente da Assíria(A Assiria era uma nação extremamente forte, uma nação que por onde passava saqueava , roubava , aniquilava os outros povos). O cristãos serão como os trigres , indestrutiveis perante os seus inimigos, após a  passagem pela terra da humilhação, pois saberam que quem faz , quem move , quem abate , que exalta é Deus , o senhor que peleja pelos seus servos (Ex 14:13-14).
O nome do quarto rio é Eufrates (que simboliza justiça).Assim também deve ser o cristão justo até a morte para que Deus venha derramar misericordia na terra(Gn 18.25) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário