quarta-feira, 10 de agosto de 2011

A porta do Céu (Gn 28:17)

Escada de Jacó

Betel, em hebraico (בית אל)(Bêṯ-ʼĒl) pode se escrito também Beth El ou Beth-El, significa literalmente "Casa de Deus". É o nome de uma cidade cananéia da antiga região da Samaria, situada no centro da terra de Canaã, a noroeste da cidade de Ai, na estrada para Siquém, a 30 km ao sul de Silo e a 20 km ao norte de Jerusalém. A cidade de Betel é a mais mencionada na Bíblia, depois da cidade de Jerusalém.
Foi neste local que Abraão armou a sua tenda e edificou o seu primeiro altar (Génesis 12:8; 13:3). O nome Betel foi lhe dado por Jacó após Deus revelar a Jacó através de um sonho algumas coisas sobre a casa de Deus, que são:

-O que acontece na casa de Deus : Após Jacó tomar a primogenitura e a bênção que era destinada  ao seu irmão Esaú . Esaú tiverem imensa cólera contra seu irmão e urdiu tão logo seu pai morresse o luto cessasse, mataria Jacó. Rebeca soube do plano e mandou que Jacó fosse para a casa de Labão, filho de Betuel, seu irmão que morava em Harã até que o ódio de seu irmão passasse.
Isaque pediu a Jacó que casasse com uma das filhas de Labão. Abençoou-o desejando que muitas nações fossem suas filhas e que abençoasse a terra onde vivera como estrangeiro. Jacó partira pra Mesopotâmia.
No caminho, em Berseba, em um lugar sagrado, passou a noite onde ele pega um pedra que servira de travesseiro, deitou-se e sonhou.
1º-Pedra simboliza "problemas" mas veja que Jacó dorme sobre a pedra. E porque ?
A expressão "Dormir em meio aos problemas" reforça o sentido de tranquilidade, calma ,descanso em meio as tribulações que  só conseguimos fazer se entregarmos todos os nossos problemas nas mãos de Jesus.
Muitas pessoas falam :" ao chegarmos na casa de Deus devemos deixar os problemas lá fora", essa expressão é totalmente errada porque devemos trazer sim os nossos problemas para a casa de Deus para que Deus possa os transformar em milagres pois nós servimos um especialista em fazer milagres que é Jesus o Deus Emanuel.
Para concluir a CASA DE DEUS  É O ÚNICO LUGAR QUE CONSEGUIMOS DESCANSAR EM MEIO AOS PROBLEMAS, TRIBULAÇÕES...
Jacó começou a sonhar : Com  uma escada que era posta na terra e seu topo tocava o céu ,e sobre ela subiam e desciam anjos.
2º-Na casa de Deus os Anjos(do latim angelus e do grego ággelos (ἄγγελος), mensageiro) realizão duas tarefas:
-Sobem : Os anjos sobem levando as nossas orações, por isso é de suma importância o Cristão Orar ,pois através da oração que nossa vitoria vem mais rápido, recebemos a direção que de vemos seguir para que não venhamos andar em caminhos errados e etc
-Descem : Os anjos descem trazendo a resposta da nossa oração ,mas talves essa resposta pode demorar para chegar, pois pode estar acontecendo a mesma coisa que aconteceu com Daniel (Daniel 10) onde Satanás não deixa passar o anjo para que  possa abençoar Daniel ,mas Deus manda o Arcanjo Miguel para batalhar contra Satanás para que o anjo  abençoe Daniel, e eu creio que Deus fará o mesmo em nosso favor.             
O que tem na casa de Deus : Na casa de Deus tem duas coisas,que são:
1º-A escada da casa de Deus : A Bíblia relata que esta escada era posta na terra e cujo seu topo tocava o Céu . Ela simboliza Jesus o mediador entre nós homens e o Deus pai todo poderoso , pois só Jesus é o caminho para chegar ao Céu.
2º-Anjos: Os anjos foram criados com a função de servir e ajudar nos seres humanos em meio as nossas necessidades.
O que é a casa de Deus : Após Jacó dormir ele teme e diz : Este lugar não é outro se não a casa de Deus ;e esta  é a porta do céu. Por isso deve haver reverência e respeito pois a casa de Deus não é outro lugar se não a porta do Céu .

Nenhum comentário:

Postar um comentário