terça-feira, 26 de julho de 2011

Oliveiras na casa do senhor


 A oliveira 

  A oliveira é uma das árvores mais importantes citadas na Escritura por sua conexão direta  com o povo de Israel e também pela riqueza de figuras por ela representada.
Está árvore se chama em hebraico zayit , que significa oliveira , azeitona. Seu uso era muito variado no Oriente Médio ( região desértica e seca), pois ela era famosa por seu fruto ,seu óleo e sua madeira .Os povos orientais reputavam-na como um símbolo de beleza, força ,da benção divina e da prosperidade .

Características

 Uma das características mais impressionante da oliveira é sua perenidade. Elas crescem praticamente sob quaisquer tipos de solos :
Nos vales (vale é símbolo de luta provação ).
Nas pedras(pedras é símbolo de problemas)
Na terra fértil .
Assim como a oliveira cresce em diferentes condições de terrenos, assim também nos cristãos também cresceremos nos vales das lutas por que temos o Jeová Sebhãôh (tradução do hebraico: Senhor dos Exércitos) o Deus que peleja por nós (2 Cronicas 20:17),  também cresceremos em meios as pedras dos problemas porque temos um Deus que as transformam em memoriais (Js 4:6-7) , e também cresceremos em terreno fértil porque é promessa de Deus(Ex 3:8). 
A oliveira cresce otimamente sob o intenso calor (simboliza provação), sob o frio (simboliza desanimo) são quase indestrutíveis. Nós cristãos também creceremos sob o calor da provaçao o frio do desanimo e seremos indestrutíveis se a nossa fé estiver firmada no nosso Salvador. 
A oliveira tem um crescimento lento, porém contínuo.Assim é o cristão seu desenvolvimento é lento para que quando ele estiver lá encima ele não venha jogar aquilo que Deus lhe deu fora , porque quem cresce muito rapido não da valor para aqui que recebeu .
A oliveira ela simboliza o povo lavado e remido no sangue do cordeiro

Produção  

A oliveira é tão impressionante em seu desenvolvimento , mas o é também quanto aos frutos que produz e suas utitlidades.Ela produz azeitonas! Mas de que nos servem as azeitonas ? Sabemos que elas uma fonte de comida ,luz, higiene e cura (Ex27:20 ; Lv24:4)
Na antiguidade as azeitonas eram postas por debaixo de uma aste de ferro onde eram jogadas quatro pedras para a produção do azeite.O processo era assim: 
  • Era jogada a primeira pedra sobre a aste de ferro, produzindo o primeiro e mais puro azeite, que era dedicado ao tabernácuro do senhor para fins medicinais  - Assim tambem deve ser o cristão dedicando o seu melhor a Deus, levando a palavra de Deus para que possa haver a cura espiritual de muitas vidas que estão doentes espiritualmente.
  •  Era jogada a segunda pedra sobre a aste de ferro , produzindo o segundo azeite que era utilizado para a alimentação- Assim também deve ser o cristão sempre dediado a alimentar as vidas que estão sedentas pela palavra do senhor(Amós 8:11).
  • Era jogada a terceira pedra sobre a aste de ferro, produzindo o terceiro azeite que era utilizado para iluminação-Assim também deve ser o cristão dedicado a iluminar as vidas que estão nas trevas pois nós somos a luz do mundo (Mt 5:14)
  • Era jogada a quarta pedra sobre a aste de ferro,produzindo o quarto azeite que era utizado para a produção de sabão-Assim também deve ser o cristão dedicado sempre a se purificar do pecado e a viver uma vida de santidade.
 Agora podemos entender porque Davi quiria ser como a oliveira na casa do senhor(Sl 52:8) ,e nós temos sido como a oliveira ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário