segunda-feira, 1 de agosto de 2011

A palavra e seu conteúdo

Quando examinamos  a palavra e seu conteúdo, nos deparamos com a presença do Verbo. Jo5:39

No Antigo testamento, o Verbo é YHVH- EU SOU O QUE SOU - Ex3:14

No Novo Testamento , o Verbo é YEOSHUA- O DEUS QUE SALVA- Mt  1:21

Não se tratam de dois "deuses", mas Um só . Todo A.T ,como o N.T. testificam do mesmo e único Deus.Tanto a nossa fé diz isso (2 SM 7:22) como o próprio DEUS : IS 44:8 , 45:21 , 46:9, OS 13:4, JO 10:30 e 17:22.

No antigo testamento , o verbo se apresenta como YHVH , traduzido como EU SOU O QUE SOU (Êx 3:14).Os tradutores e copistas da Torá (a Lei) ,que medo de transgredirem Ex 20:7 ,preferiam escrever o nome YHVH como ADONAL,que quer dizer SENHOR, e sempre em maiúsculas. Como a ordem de numca pronunciar o nome YHVH em vão era para todos israelitas , a pronúncia correta acabou perdendo -se no tempo. A forma Jeová surgiu apenas no ano 1.518 e misturou o tetragrama sagrado YHVH com as vogais de ADONAI. Por isso , os eruditos consideram errada a palavra Jehovah como o nome de Deus. Esclareça-se que ,antigamente ,não havia vogais no alfabeto dos povos semitas. As palavras eram lidas e pronunciadas  de memória.Com as sucessivas dispersões dos judeus e a extinção de milhões de hebreus ,o idioma hebraico  deixou  de ser falado , o que prejudicou mais ainda a preservação da pronuncia. Muito mais tarde , com a restauração do estado de Israel ,o idima hebraico precisou ser aprendido e ensinado. Para  facilitar o ensino , pensou-se numa representação gráfica para a pronuncia  das vogais , elas foram introduzidas ao lado , acima ou abaixo das consoantes. Porém , quando isso foi feito ,já havia muito tempo que o nome YHVH não era mais pronunciado. Os estudisosacreditam que a pronúncia  mais correta seja YaHVeH (Yavé , Iavé ou Javé).Isso porque , em hebraico ,Y ,I ou J(yod, oid, jod) representam a letra I e J são usados mais nas palavras traduzidas para o nosso idioma , como Isaías ,Jesus, Iavé ,Javé. O Y é empregado quando se deseja ficar mais próximo da original .Portanto , o mais correto é ler Yavé.

YHVH- EU SOU O QUE SOU . Note que o nome de Deus é o VERBO SER. Ele é ser maximo , supremo , a quem nós , SERES humanos ,criados á sua imagem e semelhança , devemos santificar , por SER ELE  a fonte substantiva de toda Existência. A afirmação positiva do Nome de Deus mostra a essência do seu SER : Ele não é o "eu sei o que serei ", nem o "eu era o que era". Tampouco o  "será que eu serei ?", ou o "não sou o que sou" e, menos ainda , o "sou o que não sou" , mas , enfaticamente : " EU SOU O QUE SOU " .Ele autoconjugou-se no tempo presente.
Isto mostra que, na sua essência, Deus não vive esperançoso por um mundo melhor , nem vive das lembranças de um passado que foi bom. Ele é o verbo que realiza todas as coisas no tempo PRESENTE .E o presente é AGORA! A Torá viva , que se atém apenas ao A.T. , comenta o Tetragrama Sagrado YHVH assim : " O tetragrama denota o nível onde presente , passado e futuro são o mesmo "

No Novo Testamento:

O Verbo se fez carne (JO 1:14)  e mostrou sua ação presente  em diversas ocasiões: JO 8:24,10:7,13:19,14:12-13

O verbo se fez carne no presente está em MC 2:10-11 : "Ora , para que saibais que o Filho do Homem tem sobre a Terra autoridade para perdoar pecados ( disse então ao paralítico) :Levanta-te , toma o teu leito , vai para tua casa."
O verbo tem poder para perdoar pecados!O paralitico mexeu uma perna , mexeu a outra e , em instantes, levantou -se diante de todos ,curado .Pegou sua cama ,pôs nas costas e foi para casa.
Quando Jesus perguntava aos dicípulos a respeito Dele mesmo , a resposta das duas perguntas estava no final das próprias questões: "Quem dizem os homens que EU SOU?", "Mas vós ,quem dizeis que EU SOU?".(MT16:15 , LC 9:20) é como se Jesus estivesse tratando com criancinhas , que precisam ser levadas a raciocinar.
Como o nome de Jesus é o verbo , toda ação prometida aos  que crêem foi baseada na conjugação do seu nome: Estes sinais hão de acompanhar aqueles que crêem: em mue Nome expelirão demônios ; falarão novas líguas ; pegarão em serpentes ; e se beberam alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; se impuserem as mãos sobre os enfermos ,eles ficaram curados (Marcos 16:17-18), tudo isto (e muito mais no Nome de JESUS .

Nenhum comentário:

Postar um comentário