sexta-feira, 22 de julho de 2011

O que a Bíblia tem que os outros livros não tem ?

No mundo há muitos livros religiosos. Muitos inclusive, derivados da própria Bíblia. MAS NENHUM LIVRO TEM O QUE A BÍBLIA TEM: ao lê-la, sentimos em nosso interior o próprio Deus falando conosco. Por isso a Bíblia, é chamada de "PALAVRA DE DEUS".

A Bíblia , não obstante ter sido escrita por vários autores em diferentes épocas e nos mais diversos lugares,
tendo demorado pelo menos 1.500 anos para ficar completa (entre Genesis e Apocalipse)mantém uma  unidade ímpar de pensamento , testificando em nossos corações que o seu Autoré um só: DEUS!

Nenhum outro livro foi mais perseguidoe protegido; nenhum outro livro foi mais combatido e defendido.A Bíblia, que já foi rasgada pelo Comunismo ,queimada pelos Hereges, aduterada pelos infiéis, abandonada e negligenciada e ,mesmo assim, resistiu pelos séculos dos séculos, é o livro mais traduzido e impresso em todo Mundo e, ironicamente , um dos menos lidos do mundo.

Mas como surgiu este este Livro Sagrado?

A Bíblia surgiu com o povo hebreu. É o "povo da Biblia ". O Antigo Testamento é assim chamado por eles:

LEI E OS PROFETAS . Trata-se de uma coleção de rolos escritos durante  um périodo  de mil anos, por varíos escritores diferentes diferentes , começando por Moisés , em 1.450 a.C ,e terminando com Malaquias ,em 430 a.C. Além dos cinco primeiros livros: 1-Genisis, 2-Êxodo, 3-Levítico, 4-Números e 5-Deuteronômio, considerados a Lei inclui ainda os Profetas Anteriores: 6-Josué, 7-Juízes, 8-Samuel, 9-Reis , e os Livros dos Profetas Posteriores: 10-Isaías, 11-Jeremias, 12- Ezequiel, 13-Os doze, também camados de Profetas Menores ,incluindo Oséias, Joel, Amós ,Abdias , Jonas , Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias ,Ageu ,Zacarias e Malaquias, e ainda aos Escritos : 14- Salmos ou Louvores,15-Jó, 16- Provérbios , 17-Rute , 18-Cântio dos Cânticos, 19-Eclesiastes, 20-Lamentaçoes, 21-Ester ,22-Daniel , 23-Esdras-Neemias,24- Crônicas. Assim, para os judeus , a Lei e os profetas  contém 24 livros.

Os "Profetas " são chamados de Nebiim (incluindo os livros históricos ) e os demais Livros são chamados Ketubim (os "escritos") . É comum , no judaísmo , designar a Lei e os Profetas, pela palavra TaNaK , formada pelas primeiras letras da Torah , Nebiim e Ketubim.

Os teólogos protestantes costumam chamá-la e dividi-la assim:

1-PENTATEUCO: os cinco primeiros livros,(chamados pelos judeus de "A Lei").
2-HISTÓRICOS: Josué, Juízes, Rute, 1e2 Samuel, 1e 2 Reis, 1 e 2 Crônicas, Esdras ,Neemias, Ester.
3-POÉTICOS: Jó , Salmos , Provérbios, Eclesiastes, Cantares.
4-PROFETAS MAIORES: Isaías, Jeremias, Lamentações , Ezequiel, Daniel.(Este conceito não é atribuído apenas pelo maior número de capítulos,mas , principalmente ,pelas grandezas das profecias.)
5-PROFETAS MENORES: Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu , Zacarias e Malaquias.

O NOVO TESTAMENTO , que não é aceito na Bíblia hebraica,contém os mesmos 27 livros tanto na bíblia católica como na protestante e na ortodoxa e , apesar das diferentes traduções, o sentido é o mesmo .Foi escrito em grego-língua universal da época- , com exceção do Livro de Mateus , escrito originalmente em hebraico  e posteriomente vertido para o grego.

Nenhum comentário:

Postar um comentário